terça-feira, 15 de julho de 2014

[Mãe] Iniciando a amamentação

Olá,

Minha experiência com a amamentação tem sido fantástica, percebo que cada dia mais meu filhote e eu estamos sintonizados, é incrível o que amamentação faz com uma mãe.

Na gravidez pesquisei sobre amamentação e o que mais me aterrorizava era o assunto dor, sempre quis amamentar e sempre quis que amamentação fosse exclusiva (pelo menos por enquanto estou conseguindo), nunca me atentei quanto a questão da "pega", tempo mamando, se deveria mamar um peito ou os dois... enfim.. pois sabia que isso aprenderia na maternidade, e cada lugar ou cada pediatra recomenda de uma forma diferente.

Ainda na maternidade, fiquei encucada, pois as enfermeiras não me deram o Leo logo para amamentar, e comecei a pedir, ai sim elas me ajudaram um monte, elas vinham de tempos em tempos tentar fazer ele mamar, se não me engano as 2 primeiras tentativas nao conseguimos, eu tinha o colostro, mas ele estava muito sonolento não acordava de jeito nenhum, as enfermeiras colocavam ele no meu colo a forma mais simples sentada e ele de barriga comigo e elas colocavam o bico do meu peito na boquinha dele para mostrar como era a pega correta, sozinha talvez eu teria demorado muito mais para conseguir.

Sim, doía demais o bico do peito, levei a pomada de lanolina e as conchas de amamentação para maternidade e foi o que me salvou. Dói demais, mas é só na hora que ele pega o peito, são 40 segundos de virar os olhos, mas depois passa. Ainda continuo passando a pomada e usando as conchas, as vezes dói um pouco, mas agora é suportável (ou já me acostumei).





Na maternidade me orientaram a dar de mama a cada 3 horas e 20 minutos cada peito, porém a pediatra orientou a cada 4 horas e no máximo 30 minutos em um peito só, sigo o que pediatra disse, porém o intervalo de 4 horas depende do Leo e da fome dele, as vezes conseguimos esse intervalo as vezes cai para 3 horas, e preciso deixar arrotar pelo menos uns 15 minutos, e mesmo se ele arrotar deve permanecer na posição para o leite descer melhor e não voltar.

As mamadas de madrugada tem sido por conta dele, a pediatra nos orientou a não acorda-lo de madrugada, sobre o sono vou falar em outro post.

Ainda estou aprendendo sobre a amamentação, preciso aprender a tirar o leite (tenho bomba elétrica e nunca usei), não deixar o leite vazar no sutiã e na roupa (estou fazendo teste), a dar de mama fora de casa e muitas outras coisas.

Bom, conforme for aprendendo, postarei as novas descobertas e experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário